Projeto de Lei prevê campanhas nas escolas sobre autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado todo dia 02 de abril e para reforçar sua importância, o vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou um Projeto de Lei (nº 108/2016)paraque a Prefeitura realize campanhas de conscientização sobre o autismo nas escolas municipais durante toda a semana do dia 02 de abril. 

Ainda na semana da campanha, o PL prevê iluminação da cor azul nos prédios públicos municipais. O Projeto acrescenta dois parágrafos ao Artigo 1º da lei 14.688 de 25 de setembro de 2013, que institui o Dia de Conscientização do Autismo no calendário oficial do município. 

Um dos maiores obstáculos que as pessoas autistas e suas famílias enfrentam é o desconhecimento sobre sua condição, principalmente pelo diagnóstico tardio. Por isso, as campanhas de conscientização são muito importantes”, explica o vereador. Bufalo também disse que o tema foi trazido por autistas e especialistas no evento realizado pela Câmara no dia 02 de abril.

 

Autismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data com objetivo de chamar a atenção para o Transtorno do Espectro Autista – o autismo, um transtorno no desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social. 

No mundo, 1% da população vive com autismo, o equivalente a 70 milhões de pessoas, tendo maior incidência em crianças. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoa são autistas e estima-se que 90% delas ainda não foram diagnosticadas.

 

Fonte: ONU dados de 2013.

Posted in Noticia and tagged , , , , .