Paulo Bufalo homenageia entidade M.A.E Maria Rosa

IMG_1651

FAMÍLIAS ASSISTIDAS PELA ENTIDADE PARTICIPAM DA SESSÃO SOLENE

A entidade beneficente Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa – M.A.E Maria Rosa foi homenageada na Câmara Municipal de Campinas, por indicação do vereador Paulo Bufalo (PSOL), em 24 de maio. Uma noite festiva que contou com a presença de famílias assistidas, trabalhadores e a diretoria da associação.

O Diploma de Honra ao Mérito foi entregue ao fundador e atual vice-presidente, Sr. Carlos Adalberto de Carvalho Dias, que contou sobre as primeiras ações da entidade e como surgiu a distribuição da sopa.

Em 1966, as pessoas pobres estavam com muitas dificuldades e começaram a bater na porta de nossa casa pedindo um prato de sopa ou um pedaço de pão. Minha esposa, Vandir, se emocionou muito com essas crianças e resolveu fazer uma sopa”. A cada semana aumentava o número de pessoas e o casal recebeu ajuda de comerciantes e empresários, até que decidiram criar a entidade.

Sr. Carlos também contou que o nome foi sugestão do amigo, o médium Chico Xavier, porque a casa “tinha um coração de mãe”. Destacou ainda a satisfação da direção em atender desde crianças, jovens até idosos.

Para a presidente da entidade a homenagem inicia as comemorações do cinquentenário, a fundação data de 02 de janeiro de 1967, “ano que vem completamos 50 anos de atividade”, disse Celina da Costa Dias Silva.

M.A.E Maria Rosa atende 374 pessoas semanalmente, entre crianças e adolescentes, de 11 a 18 anos, no contra turno escolar, adultos e idosos. São oferecidas diariamente atividades socioeducativas, culturais e esportivas.

O vereador Paulo Bufalo, que conhece de perto as atividades desenvolvidas no M.A.E Maria Rosa, destacou o trabalho, “espero que essa homenagem estimule um atendimento cada vez mais acolhedor e emancipador e que possa promover cada vez mais cidadania na comunidade do Jd. Campineiro e de toda a Região dos Amarais”.

Histórico

A entidade beneficente Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa – M.A.E Maria Rosa, foi criada em, março de 1969, pela senhora Vandir Justino da Costa Dias (1933-1987), no bairro Taquaral e por seu marido, Sr. Carlos Adalberto de Carvalho Dias. Em 1978 se estabeleceu no Jardim Campineiro. Atualmente, a presidência da entidade é da filha do casal, Celina da Costa Dias Silva. A Coordenação Geral é de Regina Cardoso Pereira Ferraz, que além de profissionais técnicos conta com voluntários para manter os trabalhos na entidade que atende  374 pessoas semanalmente.

A partir de 02 de janeiro de 1967, Vandir Justino da Costa Dias ficou conhecida como a “mulher da sopa”, por distribuir a “Sopa do Grameiro” para crianças que moravam no bairro Taquaral – local tomado por barracos de madeira cobertos de folhas de zinco, de onde vinham os frequentadores da Casa da sopa. No bairro nobre que se tornou o Parque Taquaral já foi habitado por famílias pobres que utilizavam a lagoa principalmente para lavar roupas. Nesta época, a entidade servia 2 mil pratos de sopa por dia.

A sede construída com material aproveitado da construção da Via Expressa Aquidabã, foi concluída em 1973, contava com galpão para distribuição da sopa, cozinha, despensa, sanitários, o Centro Espírita, a casa do zelador e ambulatórios médicos e odontológicos, reforço escolar, noções de higiene para crianças, doações de enxoval, roupas e brinquedos e o atendimento à gestante.

Com a urbanização do Grameiro, a partir de 1975, e transformação no Parque Taquaral, as famílias deixaram o local indo para outras regiões, principalmente às margens da Rodovia D. Pedro I: Santa Mônica, São Marcos, Amarais e Jardim Campineiro. O M.A.E mudou-se em 1978 para o Jd. Campineiro. Na antiga sede do Grameiro está o Centro Espírita e realiza-se algumas poucas oficinas do M.A.E. como os serviços de costura.

A fundadora do M.A.E. Maria Rosa, Sra. Vandir, faleceu muito cedo, aos 54 anos de idade, em 1987, após a luta contra um câncer. A Câmara Municipal e a Prefeitura já a homenagearam dando seu nome em uma Rua do Jardim Santa Terezinha (perto do Aeroporto de Viracopos) e na Nave-Mãe localizada no bairro Novo Mundo, inaugurada em 2010.  

 

26639044484_5e00c548ba_k

26640314623_d95468cc8a_k

27148990382_4b44b5804d_k

DSCN9280 DSCN9282

 

DSCN9290  DSCN9285

Posted in Noticia.