Ministério da Saúde responde Moção de Paulo Bufalo sobre fornecimento de vacinas

Em resposta à Moção de Apelo (nº 80/2016) para regularizar o fornecimento das vacinas contra Hepatite A e a Vacina tetraviral em Campinas, enviada pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL) ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações informou que a distribuição está normalizada.

 

arq

No entanto, a Vacina tetraviral, que teve fornecimento parcial durante todo o ano de 2015, tem sido substituída com alternância pela tríplice viral e varicela monovalente para a região Sudeste, onde Campinas está localizada. A justificativa para a interrupção foi “devido a problemas mundiais para produção de componentes”.

 

No caso da Hepatite A, a distribuição aos Estados não ocorreu de setembro de 2015 a janeiro de 2016 e está regularizada. O desabastecimento dos medicamentos foi atribuído ao atraso alfandegário.

 

De acordo com o documento, o Ministério da Saúde espera regularizar a distribuição dos imunobiológicos e ressaltou que “muitas vezes, depende da capacidade produtiva dos laboratórios oficiais e da disponibilidade internacional de componentes”. Porém não adiantou prazos.

 

A coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Magda A. S. Domingues, que assina o documento, reforça que o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estudam “medidas para agilizar o processo e a liberação dos produtos adquiridos internacionalmente que chegam ao país”.

 

A Moção foi motivada, após retorno do Requerimento de informações feito à prefeitura, devido a falta de vacinas nos Centros de Saúde em Campinas e a regularização do fornecimento. http://www.paulobufalo.com.br/?p=1416 

 

315924_texto_integral

 

 

 

Posted in Noticia.