Empresa de energia atende pedido de Paulo Bufalo na troca de cabos para proteção de animais silvestres

 

A CPFL Energia atendeu o pedido do vereador Paulo Bufalo (PSOL) para o isolamento de cabos na rede de distribuição de energia elétrica, no Jardim Estoril, próximo a saída para Valinhos. O serviço executado na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, foi solicitado por ofício no início de agosto com o objetivo de evitar a morte ou mutilação dos animais silvestres que frequentam a região, em trecho da Rua Iberê Gomes Grosso no entrocamento com a Rua Mário Mazotini até a confluência com a Rua Professor Álvaro Cotomacci.

 

DSCN9926

Cabos de energia elétrica com isolamento.

A empresa foi rápida no atendimento e nos manteve informados sobre a execução, assim avisamos aos moradores do entorno, que foi quem nos chamou a atenção para o caso”, disse Bufalo e continuou “Campinas conta com muitos locais que apresentam riscos e ocorrências de acidentes com animais e devem ser isolados com material isolante ou substituídos por cabos já isolados”, explica o vereador e destaca que já existe norma técnica vigente no assunto.

O vereador lembrou ainda que a TV Câmara fez uma reportagem no local para alertar sobre o perigo da falta de sinalização de trânsito, já que muitos dos animais são atropelados, após Indicação de sua autoria para que a prefeitura sinalize as ruas e avenidas conforme previsto na lei 11.475/2.003 “que obriga a sinalização nas vias públicas urbanas e rurais que estejam sujeitas à travessias de animais silvestres”, também de autoria de Bufalo. https://youtu.be/ba-rYwAEUXE

Entre estes animais estão saguis, preás, gambás, bichos preguiça e outras espécies que são cada vez mais comuns circulando ou habitando o perímetro urbano devido ao crescimento da degradação de áreas verdes e o avanço no território.

14702341_931742096957676_8852314624431162574_n

Foto do morador Antonio Salvador registro de 26/10.

PL propõe isolamento de cabos de energia elétrica

Para aprimorar a legislação nessa área, o vereador Paulo Bufalo apresentou, quando foi procurado pelos moradores, o Projeto de Lei Complementar 32/2016, que trata de “medidas de proteção aos animais contra acidentes na rede de distribuição de energia elétrica” como o isolamento de cabos em, vias e espaços públicos, para proteção contra descargas elétricas em que muitos deles são mortos e outros gravemente feridos.

O Projeto prevê ainda que os locais de incidência poderão ser mapeados por meio de ocorrências comunicadas pela população ou identificadas pelos órgãos públicos para abranger toda a cidade.

Reportagem da TV Câmara Campinas sobre o Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=In-EUsHlKCU

 

Posted in Noticia.