Dia D oferece serviços e empregabilidade às pessoas com deficiência

201405292018401401405520_dia_d

O “Dia D” foi dedicado ao atendimento das pessoas com deficiência e a aplicação da lei de cotas no mercado de trabalho. Diversos órgãos públicos, entre eles a Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal organizaram o evento, que reuniu 57 empresas, já notificadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho, que estavam em descumprimento com a lei nº 8.213 de 1991.

As pessoas com deficiência que ainda não faziam parte do cadastro do Centro Público de Apoio ao Trabalhador – CPAT puderam utilizar do serviço e terão a possibilidade em conseguir uma vaga de trabalho. No total, o Dia D ofereceu 417 postos. Cerca de 1.900 mil campineiros já estavam cadastrados no CPAT. A expectativa da coordenadora, Silvia Helena Garcia é ampliar o número de conciliações.

Entre os serviços oferecidos no “Dia D” como a Carteira Profissional e atendimento psicológico, o Instituto Nacional de Serviço Social – INSS também falou sobre o BPC – Benefício de Prestação Continuada, que gera dúvidas para empresas e trabalhadores.

 O vereador Paulo Bufalo (PSOL) prestigiou o evento, assim como o vereador Carlinhos Camelô (PT) e o Secretário de Trabalho e Renda, Jairson Canário. O “Dia D” em Campinas ocorreu nesta quinta-feira, 29/5, no CPAT e realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Ministério Público do Trabalho – MPT, INSS, CPAT – Departamento da Secretaria de Trabalho e Renda, da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Comissão da Câmara Municipal entre outros.

CPAT

O trabalhador pode fazer o cadastro para preenchimento de vagas em geral, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Para isso basta levar RG, CPF, Carteira Profissional e cartão do PIS, quem não tiver a CTPS pode ser tirada na hora. O CPAT fica na Avenida Campos Sales, 427 – centro de Campinas.

Debate

No período da tarde, o vereador Paulo Bufalo (PSOL) participou do debate sobre mobilidade das pessoas com deficiência no transporte público de Campinas promovido pelo vereador Tico Costa (SDD), que contou com a presença dos secretários Carlos José Barreiro e Emanuelle Alkmin Garrido.

Posted in Noticia.