Comissão Mais Cultura nas escolas conclui minuta

Proposta será entregue ao Executivo

As escolas municipais de Campinas podem contar com mais um recurso para atividades extracurriculares, se depender da proposta elaborada pela Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara. A minuta é um edital que complemente o recurso do Programa Mais cultura nas escolas desenvolvido pelo governo federal. O relatório final da CEE foi entregue à Presidência da Casa e lido em Plenário pelo relator vereador Paulo Bufalo (PSOL), na última Sessão (02/4).

Avalio que essa proposta de edital pode contribuir para expandir o Programa para mais escolas na cidade e fortalecer laços da comunidade escolar. Sobretudo dos alunos com a escola, promovendo a cultura local e estimulando a preservação da identidade e da memória”, explica Bufalo.

Outro ponto de destaque foi a dificuldade das escolas na prestação de contas. Os parlamentares buscaram avaliar durante os trabalhos da Comissão, de que forma os recursos municipais podem ser feitos e ampliados para as instituições parceiras de arte-educadores.

A CEE foi presidida pelo então vereador Gustavo Petta (PCdoB) com o objetivo de formular o edital para potencializar o Programa e ampliar o alcance nas escolas do município. Os demais membros são os vereadores: Luiz Carlos Rossini (PV), Luiz Henrique Cirilo (PSDB) e Zé Carlos (PMDB). O principal colaborador da CEE foi o educador e coordenador do Programa federal na Região Metropolitana de Campinas, Luiz Capellano.

Executivo

O próximo passo da Comissão é entregar o relatório final e a proposta do edital ao Secretário de Cultura, Ney Carrasco e à Secretária de Educação, Solange Pelicer. Os vereadores pretender sensibilizar o Executivo com a minuta elaborada na Casa e conseguir a ampliação do repasse financeiro às unidades escolares.

Posted in Noticia.