Projeto de Bufalo que destina madeira para Maria Fumaça será votado segunda, 02/12, em 1ª discussão

A Câmara vota na próxima segunda-feira, 02/12, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 78/2013, de autoria do vereador Paulo Bufalo (PSOL), que “dispõe sobre o fornecimento de madeira proveniente de extrações e podas de árvores em áreas públicas do município para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF”, responsável pela Maria Fumaça que faz o percurso turístico de Campinas a Jaguariúna.

De acordo com a matéria, toda a madeira obtida em extração ou poda, na forma de troncos e galhos, deverá ser disponibilizada para a ABPF e utilizada nas locomotivas a vapor, para a continuidade do passeio turístico entre a Estação Anhumas e o centro de Jaguariúna. Fica proibida qualquer comercialização da madeira pela prefeitura ou empresa terceirizada.

O texto prevê ainda, que o repasse do suprimento de madeira será mensal. A responsabilidade da destinação fica a cargo da prefeitura. “A aprovação do PL significa um impacto positivo nas operações da Maria Fumaça, devido a grande quantidade de lenha utilizada para o seu funcionamento pelo potencial turístico da nossa região”, explica Bufalo.

Foto: Vereador visita ABPF e “anda” na Maria Fumaça ao lado de Seo Ivo. (maio/2013)

ABPF

A ABPF desenvolve trabalho de preservação e conservação do patrimônio histórico ferroviário com o resgate da linha da Companhia Mogiana, trecho de 24 quilômetros, entre Campinas-Jaguariúna. Este percurso da Maria Fumaça, é considerado a primeira ferrovia histórica turística do Brasil, funcionando regularmente desde 1984, com o Museu Ferroviário. Na semana passada, o vereador Paulo Bufalo entregou o Diploma de Honra ao Mérito à ABPF, pelo trabalho de conservação e preservação da memória ferroviária.

Posted in Noticia.