Mandato realiza seminário sobre a infância na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

O mandato do vereador Paulo Bufalo (PSOL) realiza o seminário “Infância na Educação Infantil e no Ensino fundamental”, nesta quinta-feira, 10 de outubro, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal, Av. Engenheiro Roberto Mange, 66, na Ponte Preta.

O encontro contará com a presença da professora doutora Ana Lúcia Goulart de Faria, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, para tratar da infância na Educação Infantil. Para abordar a infância no Ensino fundamental a palestrante é a coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, Sylvie Bonifácio Klein.

O tema da infância no ensino é presente nos profissionais da educação da rede municipal de Campinas. Entender a criança como sujeito de direitos está previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes de Base (LDB) e da linha teórica Pedagogia da Infância. “Nossas crianças precisam ser educadas por profissionais formados na área da educação, assim fica assegurado a elas o direito de viverem no coletivo infantil, seja em creches ou nas escolas”, explica o vereador.

Para os educadores, esses espaços de educação, devem ser totalmente públicos e não locais escolarizantes, que ditem regras baseadas na ciência da regularidade, como única forma de garantir o direito à educação. “É preciso trabalhar com a arte, brincadeiras, músicas, estudar alternativas para incentivar a criatividade das crianças, por isso nosso mandato acredita na importância dos debates”, sugere Bufalo.

Palestrantes

Ana Lucia Goulart de Faria é professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É membra do Colégio Docente de Doutorado da Università degli Studi di Milano-Bicocca. Tem publicações, pesquisas, orientações de graduação e pós-graduação nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, com ênfase em Educação Infantil de 0 a 6 Anos, atua em creches e pré-escolas, sociologia da infância, infância e relações de gênero, formação docente para a 1ª etapa da educação básica em creches e pré-escolas, parque infantil, crianças pequenas e culturas infantis.

Sylvie Bonifácio Klein é coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e mestranda na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Educação da Faculdade na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Avaliou a alteração da idade obrigatória de ingresso no ensino fundamental para seis anos de idade (lei nº.11.114/05) e a ampliação da duração do ensino fundamental para nove anos (nº.11/274/06), em uma turma de 1º ano do ensino fundamental de nove anos, em escola da rede municipal da capital. Os dados revelaram que não houve a reestruturação do ensino fundamental, a partir de nove anos, mas sim, a antecipação de práticas de alfabetização antes realizadas na 1ª série. Também não houve espaço para participação das crianças e dos adultos envolvidos na definição da política e da sua implementação.

Posted in Noticia.