CEE define Bufalo como relator do Mais cultura nas escolas

De acordo com cronograma, edital será entregue em dezembro

O vereador Paulo Bufalo (PSOL) foi escolhido, hoje, como o relator da Comissão Especial de Estudos (CEE) que vai analisar o Programa Mais cultura nas escolas, para formular um edital que potencialize o programa e amplie o alcance nas escolas do município. Bufalo se comprometeu a entregar o relatório, em formato de edital, no início de dezembro.

Avalio que a Câmara pode contribuir para expandir o Programa para mais escolas na cidade. O Programa pode fortalecer laços da comunidade escolar, e, sobretudo dos alunos com a escola, promovendo a cultura local e estimulando a preservação da identidade e da memória, explica Bufalo. Considero importante, que a Comissão conheça escolas que façam uso do Programa, para saber de seus resultados, propôs o vereador.

A Comissão também estabeleceu cronograma de atividades, até o final do ano, período de encerramento da CEE. No próximo dia 21 de outubro, a CEE vai tratar sobre editais, com especialistas das secretarias de Educação e Cultura. Reuniões para os dias 13 (Conselho e Fórum Municipais de Cultura) e em 27 de novembro com o coordenador do Programa Mais Educação na RMC. A entrega do relatório final será no dia 02 de dezembro.

Objetivo da CEE

A CEE vai estudar o Programa, realizar debates públicos e elaborar o texto do edital em parceria com a sociedade civil. O programa trabalha experiências culturais e artísticas das comunidades junto ao projeto pedagógico nas escolas públicas de ensino médio, no mínimo de 6 meses. Os parlamentares pretendem avaliar de que forma os recursos municipais podem ser feitos e ampliados para as instituições parceiras de arte-educadores.

A necessidade de instaurar a CEE surgiu no debate “Educação, Cultura e Comunidade”. A CEE é formada pelos vereadores Gustavo Petta (PCdoB) como presidente, Paulo Bufalo (PSOL) como relator e membros: Luiz Carlos Rossini (PV), Luiz Henrique Cirilo (PSDB) e Zé Carlos (PMDB). A escolha, por sorteio, foi feita na Sessão de 23/9.

Participações de Bufalo em CEE’s

Urbanismo

O vereador Paulo Bufalo foi o primeiro parlamentar a concluir a relatoria de uma Comissão na Casa. A CEE que analisou a segurança em estabelecimentos acima de 100 pessoas apontou 25 recomendações ao Executivo e à Secretaria de Urbanismo, e, sugeriu a criação de um plano municipal de urgência e emergência.

Cultura

Bufalo presidiu a Comissão de Estudos de fomento às Artes da Cena. Como resultado, o grupo elaborou uma minuta de lei para criação do programa municipal da área, que foi entregue à Secretaria de Cultura para criação de um Projeto de Lei.

Participa da CEE sobre o Centro de Convivência e seu entorno.

Educação

O vereador é relator na Comissão pela implantação de um campus da Universidade Federal em Campinas, na região do Campo Grande.

Saúde

Participa da Comissão sobre levantamento dos usuários de drogas na cidade.

Posted in Noticia.