Secretário de cultura vai analisar minuta para lei de fomento às artes

Sociedade civil e Comissão da Câmara elaboraram proposta

O secretário municipal de cultura, Ney Carrasco, vai analisar a minuta que trata sobre fomento às Artes da Cena em Campinas, com o diretor da pasta, Gabriel Rapassi, entregue, hoje (05/8), pela Comissão Especial de Estudos de fomento à cultura da Câmara Municipal. Nova reunião, entre o Executivo e a Comissão está agendada para a próxima semana com o objetivo de esclarecer dúvidas e finalizar o texto como Projeto de Lei. Em seguida, o documento será encaminhado ao setor jurídico da prefeitura.

No encontro esta tarde, a Comissão explicou detalhes da proposta das Artes da Cena, que englobam teatro, dança, circo e música com caráter de trabalho continuado: pesquisa, formação e acesso da população. O secretário adiantou que o orçamento do setor é baixo (1%) para atender a demanda solicitada. O presidente da CEE, vereador Paulo Bufalo (PSOL) sugeriu que esteja previsto na futura lei, um estudo de valor progressivo e não fixo.

Carrasco aposta no modelo da minuta para difundir a cultura na cidade, “se a proposta é boa vamos tocar”, disse entusiasmado. “Em nosso plano de governo já apontamos que é preciso mudar o conceito de cultura dentro do poder público”, completou. Para Bufalo a minuta apresentou uma formulação do ideal que o setor merece, “agora a proposta será adequada à realidade de Campinas”, ressalta. Participam da CEE, os vereadores Paulo Bufalo (PSOL) como presidente, Pedro Tourinho (PT) como relator e Vinícius Gratti (PSD) como membro, também presente na reunião e integrantes do Movimento Levante Cultura.

Posted in Noticia.