Bufalo apresenta ações da CEE da universidade federal aos movimentos sociais

Plenária discute importância da mobilização pela instalação do campus

É fundamental que Campinas tenha uma universidade federal para o ingresso de mais pessoas ao ensino público, com cursos de desenvolvimento tecnológico e científico e não apenas aqueles voltados para o mercado”, disse o vereador Paulo Bufalo (PSOL), na plenária organizada pela Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal, criada para viabilizar uma universidade pública federal na cidade, nesta quinta-feira, 18/7.

Bufalo é relator da CEE e apresentou aos movimentos sociais da região, presentes no encontro, as atividades já feitas na Comissão e quais os desdobramentos da CEE após entrega do relatório final. Por toda a cidade percorre a campanha “Por Uma Universidade Pública Federal em Campinas!”, por meio de abaixo assinado, tradicional – de papel e eletrônico. A Comissão também entregou ofício ao Ministro da Educação Aloizio Mercadante. Os vereadores reuniram-se com o reitor da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR para conhecer o processo de instalação de campi em outras cidades e outros encontros estão agendados, com a reitoria da USP e da Universidade Federal do ABC. A entidade Associação dos Surdos de Campinas – Assucamp entrou com pedido junto à CEE sobre a inclusão da pessoa com deficiência. Para Bufalo, o uso do intérprete de libras na implantação da universidade é uma questão de inclusão social e deve receber total atenção do poder público.

O professor da UFSCar e colaborador da CEE, Marcos Martins, explicou a diferença entre universidade e instituto federais. No instituto, a formação superior ocorre em 2 anos, para atender a demandas do mercado de trabalho, contrário ao conceito de universidade, em que um estudante tem quatro ou cinco anos para o conhecimento, ou mais, em caso de pesquisa ou extensão.

O presidente da CEE, vereador Carlão do PT falou da importância em envolver os movimentos sociais como sindicatos, associações e outros grupos organizados para ampliar os grupos de trabalho que colaboraram com a CEE. A CEE é composta pelos vereadores, o presidente Carlão do PT, Paulo Bufalo (PSOL) como relator e Cid Ferreira (PMDB) como membro.

Versão on-line do abaixo assinado está disponível no link:http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N39711

Posted in Noticia.