Entidades continuam na luta contra uso de agrotóxico

Consea envia à presidência exposição de motivos sobre enfrentamento ao uso de agrotóxicos no Brasil

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional enviou no dia 1º de julho umaexposição de motivos à presidenta Dilma Rousseff sobre a agenda de enfrentamento ao uso de agrotóxicos no Brasil. O documento foi fruto de importante debate realizado por uma Mesa de Controvérsia sobre Agrotóxicos e Segurança Alimentar e Nutricional, e foi discutido e aprovado em plenária do Conselho no dia 19 de junho de 2013.

A Mesa de Controvérsia contou com a participação de especialistas, pesquisadores(as), representantes de governo e da sociedade civil, e foi organizada pelo Conselho com o objetivo de estimular o Governo Brasileiro a adotar iniciativas concretas de curto, médio e longo prazo para a redução do uso dos agrotóxicos. As propostas constantes no documento também se fundamentam nas proposições aprovadas na 4° Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Salvador, em novembro de 2011.

Entre as propostas apresentadas, estão a proibição no Brasil dos agrotóxicos já vedados em outros países, a proibição das pulverizações aéreas de agrotóxicos, a redução do uso de sementes transgênicas e a realização de estudos de impacto socioeconômico e ambiental de organismos vivos geneticamente modificados em atendimento às recomendações aprovadas na Convenção de Diversidade Biológica (COP-MOP). Leia na íntegra aExposição de Motivos

Fonte: Reportagem do boletim eletrônico produzido pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia:http://aspta.org.br

Posted in Noticia.