Comissão do plano cicloviário conhece ciclofaixas de Santos e Sorocaba

A Comissão Especial de Estudos (CEE) do Plano Cicloviário de Campinas visitou as cidades de Sorocaba e Santos para conhecer as ciclovias, nesta quarta-feira, dia 17 de julho. A CEE é composta pelos vereadores Paulo Bufalo (PSOL), Carmo Luiz (PSC), Luiz Carlos Rossini (PV), Zé Carlos (PMDB) e o presidente Pedro Tourinho (PT), Carlinhos Camelô (PT) da Comissão de Mobilidade Urbana como convidado. Acompanhando os vereadores, estiveram presentes representantes do grupo Cicloativista de Campinas.

O vereador Paulo Bufalo foi representado por seu assessor, Edmar Vieira Santos. Para um plano cicloviário, Santos acredita que Campinas se aproxima mais de Sorocaba. “Em Sorocaba, a ciclofaixa é bem projetada, vimos pessoas utilizando para o trabalho e para o lazer e a cidade é mais plana como aqui. Mas a realidade das duas cidades são diferentes. Em Sorocaba, as ciclovias saem dos bairros e do parque industrial para o centro. Em Campinas, o projeto criaria 100 quilômetros de faixa exclusiva, mas somente em certas regiões, sem ligação com o centro ou outras regiões”, destaca o assessor.


O plano cicloviário é um projeto importante para Campinas, mas vale lembrar que não dialoga com os novos investimentos que serão feitos na cidade, como o BRT – Bus Rapid Transit. O projeto sobre a implantação do BRT, apresentado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A – EMDEC à Câmara Municipal, não prevê a faixa da ciclovia ao longo do percurso do novo corredor de ônibus.

Verbas para o Plano
Na última segunda-feira (15/7), a CEE se reuniu com os secretários municipais de Transportes, Sérgio Benassi, e o de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida e receberam a informação que a Prefeitura conta com R$ 140 mil reais, provenientes de emenda parlamentar e R$ 700 mil da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável para a implantação do plano cicloviário. O Executivo prepara um Projeto de Lei para destinar verbas de propaganda para o plano, que também foi inserido no Plano Plurianual – PPA, porém sem verba orçamentária.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ver. Pedro Tourinho (PT).

Imagem de internet: Ciclovia em Sorocaba

Posted in Sem categoria.