GT da Comissão de fomento à cultura conclui minuta

Proposta de PL será encaminhada ao Executivo

O grupo de trabalho da Comissão Especial de Estudos de fomento à cultura da Câmara Municipal concluiu a minuta que poderá contribuir com a elaboração de um projeto de lei, que trata sobre fomento às Artes da Cena em Campinas. Posteriormente a minuta será encaminhada ao Executivo. A apresentação será feita dia 15/7 (segunda-feira), às 10h, no Plenarinho, Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta.

Os grupos de estudos da Comissão vêm desenvolvendo pesquisas com leis de fomento de outras cidades. Na cidade de São Paulo, existe uma lei para o teatro e outra para a dança contemporânea. As Artes da cena englobam teatro, dança, circo e música com caráter de trabalho continuado: pesquisa, formação e acesso da população.

Participam da CEE, os vereadores Paulo Bufalo (PSOL) como presidente, Pedro Tourinho (PT) como relator e Vinícius Gratti (PSD) como membro.

CEE estuda prorrogação

A Comissão de Estudos analisa a possibilidade de prorrogar o prazo de término da CEE, para trabalhar com outras áreas da cultura como o audiovisual e as artes plásticas. O estudo poderia levar à elaboração de um Projeto de Lei que atenda aos segmentos. Para isso, é preciso o envolvimento da classe artística para apresentar as demandas dos setores. “É uma questão pedagógica sairmos com duas formulações da Comissão e lá na frente ver se é possível termos uma lei que abarca todo mundo”, aponta o vereador Paulo Bufalo.

Debate sobre fomento

A Comissão realizou um debate sobre fomento às artes da cena, com artista e produtores culturais, que trabalham no cotidiano com diversas manifestações artísticas no município de São Paulo, cidade onde a lei já tem dez anos. O encontro apontou a urgência da criação de uma política de Estado para o setor cultural em Campinas.

Posted in Noticia.