GT da Comissão apresentará minuta de PL sobre fomento às artes da cena

Encontro ocorrerá dia 24/6, às 10h no Plenarinho

A próxima reunião da Comissão Especial de Estudos de fomento à cultura da Câmara Municipal contará com apresentação de uma proposta de minuta para a elaboração de um projeto de lei que trata sobre fomento às artes da cena em Campinas. Posteriormente a minuta será encaminhada ao Executivo. Os grupos de estudos da Comissão vêm desenvolvendo pesquisas sobre o assunto com leis de fomento de outras cidades. Artes da cena engloba teatro, dança, circo e música com caráter de trabalho continuado.

O encontro ocorrerá segunda-feira, dia 24/6, às 10h, no Plenarinho, Av. Engenheiro roberto Mange, 66 – Ponte Preta. Participam da CEE, os vereadores Paulo Bufalo (PSOL) como presidente, Pedro Tourinho (PT) como relator e Vinícius Gratti (PSD) como membro. Foram convidadas representantes do Conselho Municipal de Cultura e do Fórum Municipal de Cultura para iniciar discussão sobre as artes plásticas e audiovisual.

Para contemplar essas outras artes, Bufalo sugeriu a prorrogação da CEE para a formulação de outra lei. “É uma questão pedagógica sairmos com duas formulações da Comissão e lá na frente ver se é possível termos uma lei que abarca todo mundo”, aponta o vereador.

Debate sobre fomento

A Comissão realizou, no último dia 13 de junho, um debate sobre fomento às artes da cena, com artista e produtores culturais, que trabalham no cotidiano com diversas manifestações artísticas. O encontro apontou a urgência da criação de uma política de Estado para o setor cultural em Campinas. O debate permitiu a avaliação das experiências da lei de fomento no município de São Paulo, que já tem dez anos, para contribuir com a elaboração da legislação municipal para o setor.

Posted in Noticia.