Paulo Bufalo protocola projeto que amplia controle da sociedade sobre as tarifas de ônibus

O Vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou Projeto de Lei, nesta sexta-feira (14/6), que exige a publicidade por parte da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A – EMDEC, de suas planilhas de custo quilométrico, dos relatórios mensais de operação por linha e demais planilhas financeiras que ajudam a compor o valor das tarifas de ônibus.

A publicação deve ser entregue à Câmara Municipal e ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. O projeto também prevê a realização trimestral de audiências públicas.

Segundo Bufalo, a Política Nacional de Mobilidade Urbana que fixou a política tarifária do serviço de transporte público coletivo deve se pautar pela transparência e pela publicidade. Para o vereador, o aumento das tarifas vem despertando desconfiança nos usuários sobre a correção técnica dos valores. Por essa e outras razões o vereador pede a abertura de uma CPI do transporte na Casa.

CPI do transporte

O vereador Paulo Bufalo também é proponente da Comissão Parlamentar de Inquérito – a CPI dos transportes na Câmara Municipal. O documento conta com cinco assinaturas e para a CPI ser instaurada são necessárias o apoio de 11 parlamentares. “O acesso à informação e a participação da população é uma questão básica da democracia e temos que garantir o direito dos usuários de transporte coletivo no debate da qualidade dos serviços e do valor da passagem”, enfatiza.

Posted in Noticia.