Reitor da UFSCAR apoia implantação de Universidade Federal em Campinas

Vereadores membros da CEE visitaram Campus em São Carlos

Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Estudos – CEE para a viabilidade de instalação de uma Universidade Pública Federal em Campinas reuniram-se com o reitor da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, Professor Doutor Targino de Araújo Filho. No encontro, ocorrido nesta quinta-feira (23/5) pela manhã, os parlamentares pretendiam conhecer as instalações e obter informações sobre o processo de instalação dos campi da UFSCAR em Araras, Sorocaba e Buri. O Reitor manifestou apoio político à iniciativa de expansão ou criação da Universidade Federal na região de Campinas. “Existe espaço e existe a necessidade”.

O vereador Paulo Bufalo – relator da CEE destacou a importância de uma universidade federal para a região de Campinas, cidade que sofre com a insuficiência de oferta no ensino público. “A população, principalmente os mais jovens, nos procuram manifestando o desejo de estudarem no ensino superior gratuito. Outra demanda que precisamos estar atento é quanto a inclusão de pessoas com deficiência, inclusive a Assucamp (Associação dos Surdos de Campinas-SP) vem participando dos debates na CEE”, ressaltou.

O reitor reconheceu que a proporção das vagas públicas para o ensino superior gratuito é muito baixa e afirmou “no estado de São Paulo falta vaga pública”. Disse ainda que há dificuldade para a expansão da UFSCAR nos campi de Araras, Sorocaba e Buri.

A CEE tem o objetivo de valorizar a cultura como elemento a ser incorporado nesse projeto de nova universidade e não ter oferecer cursos tecnicistas voltados ao mercado, apresentou Bufalo. Em seguida, a Comissão definiu que irá procurar reitores de outras universidades federais de São Paulo para dialogar sobre o projeto, como a Universidade Federal no ABC, em Santo André.

A Comitiva contou com os vereadores, Carlão do PT (PT) presidente da CEE, o relator Paulo Bufalo (PSOL), Cid Ferreira (PMDB) como membro que foi representado por sua assessoria e o professor da UFSCAR, Marcos Francisco Martins que está no Grupo de Trabalho que representa a sociedade civil na elaboração de projeto técnico para a Universidade Pública Federal em Campinas, objetivo da CEE.

Posted in Noticia.