Comissão da Pessoa com Deficiência realizará debate público sobre criação de Secretaria

A Comissão de Políticas para Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal encaminhará à entidades sociais do setor, o Projeto de Lei (93/2013) que trata da criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que está tramitando na Casa. As organizações poderão apontar possíveis alterações mediante necessidade e apresentá-las no debate público que a Comissão vai realizar em maio. O objetivo é que as mudanças façam parte do PL.

Para o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Devanir de Lima, a criação da Secretaria é benéfica porque abordará temas específicos com conhecimento de causa. A mudança na estrutura para a pasta da Assistência Social não é problema. “É justo que o Conselho esteja ligado a nova Secretaria, mas é preciso que participemos do processo, já que temos experiência”, o conselheiro se refere ao conhecimento de políticas públicas desde o surgimento do Conselho em 2003. “Esperamos ser inseridos nas decisões da Secretaria, mas mantendo nossa autonomia, para nos manifestarmos quando necessário”. Lima enfatizou que o Conselho deve ser independente por ser um controle social.

O presidente da Comissão vereador Paulo Bufalo (PSOL) acredita ser fundamental a participação dos movimentos organizados. “Quem vive o dia a dia e suas dificuldades para a acessibilidade na cidade e nos equipamentos públicos poderá contribuir com a criação de uma Secretaria específica”, pondera Bufalo.

Participam da Comissão Permanente os vereadores Paulo Bufalo (PSOL) como presidente, Carlão do PT, Jorge Schneider (PTB) Marcos Bernadelli (PSDB) e Thiago Ferrari (PTB).

Posted in Noticia.