Paulo Bufalo assina carta compromisso contra o uso de agrotóxicos

Neste sábado, 29, durante a plenária de reta final da campanha Paulo Bufalo, nosso candidato a vereador e nosso candidato a prefeito Arlei Medeiros assinaram uma declaração de comprometimento elaborada pelos organizadores da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Entre os compromissos estão:

  • Estabelecer legislação proibindo o uso no município dos agrotóxicos e ingredientes ativos já banidos em outros países, em função dos problemas gerados na saúde e no ambiente.

  • Proibir a pulverização aérea de agrotóxicos no município.

  • Construir políticas públicas de incentivo à agroecologia, tais como: formação para agricultores orgânicos e assistência técnica apropriada para esse modo de produção, investimento econômico para propriedades que queiram fazer o processo de transição, política de compra de alimentos sem agrotóxicos, entre outras.

Dados revelam que, desde 2008, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos em seu sistema de produção agropecuário. Consumimos cerca de 20 % do total utilizado no planeta. Entre os tipos de venenos empregados em lavouras de nossos municípios, encontram-se substâncias já proibidas em vários países do mundo devido a seus efeitos nefastos no ambiente e na saúde da população. Para mudar essa realidade, precisamos de prefeitos e parlamentares comprometidos com as causas da saúde e ambientais.

Esse compromisso já foi demonstrado pelo PSOL em lutas como a do Código Florestal, tendo o Deputado Ivan Valete como referência, e na apresentação e aprovação de leis em Campinas por Paulo Bufalo, quando era vereador, pelo banimento do uso do amianto.

Posted in Noticia.