Companheiro Carlos Nelson Coutinho, presente!

É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Carlos Nelson Coutinho. À família e amigos nossos sentimentos e abraços solidários.

A importância intelectual de Carlos Nelson para as Ciências Humanas e para o pensamento político marxista no Brasil é incontestável, sobretudo, como responsável pela difusão e edição da obra de Gramsci em língua portuguesa.

Carlos Nelson, contudo, deixa uma lacuna ainda maior. Além de sua importância como intelectual, ele foi um exemplo de comprometimento militante desde os anos 80, na construção de uma alternativa partidária socialista e de esquerda na sociedade brasileira, seja no PCB, depois no PT e atualmente como filiado do PSOL. Carlos Nelson teve destacada importância no movimento que criou o partido, sendo um de seus fundadores.

Sua profícua obra contribuiu muito para o desenvolvimento do pensamento socialista, sobretudo na sua defesa do socialismo com democracia. Para ele não era possível construir o socialismo sem democracia, mas não seria possível uma real democracia sem socialismo.

Em tempos de “hegemonia da pequena política” continuar sua obra é seguir lutando com o “otimismo da vontade” por transformações profundas das condições de vida do nosso povo, por uma sociedade mais justa e livre de toda forma de exploração e opressão.

Nota do Partido Socialismo e Liberdade

Posted in Noticia.