PSOL assina “Carta-Compromisso pela Inclusão Social das Pessoas com Deficiência em Campinas”

A “Carta-compromisso pela Inclusão Social das Pessoas com Deficiência em Campinas” foi apresentada ao PSOL Campinas e assinada, reafirmando o comprometimento do partido com as causas da pessoa com deficiência, a inclusão, acessibilidade e a mobilidade em Campinas nas áreas da educação, saúde, transporte, assistência social, trabalho e emprego, esportes e cultura.

O candidato a prefeito, Arlei Medeiros recebeu a carta-compromisso ao lado de Paulo Bufalo, candidato a vereador e presidente estadual do PSOL e do também candidato ao legislativo pelo PSOL Paulo Eduardo Santos. “Os pontos da carta dialogam com nosso programa de governo, sempre tivemos essas questões como prioridade”, disse Paulo Bufalo.

A entrega da carta-compromisso é um reconhecimento público do PSOL Campinas, na causa da pessoa com deficiência. Conheça os principais pontos:

1) Participação popular: É fundamental que a população participe do planejamento e das ações para se efetivar mudanças, por meio dos Conselhos Municipais.

2) Comissão Permanente de Acessibilidade: É preciso respeitar órgãos como a Comissão Permanente de Acessibilidade, que elabora políticas públicas para garantir a acessibilidade universal, em espaços e equipamentos públicos e privados.

3) Financiamento público: São necessários investimentos para garantir a acessibilidade e o conforto, o que melhora a qualidade de vida, para isso é preciso inverter as prioridades.

O encontro foi realizado com diversos grupos de Campinas, movimentos sociais e o Conselho Municipal da Pessoa com deficiência, no dia 22/8, na sede do CVI. Esteve presente também, a vice-presidente do CVI e membra do Conselho Municipal, Roseli Bianco, que é filiada ao PSOL e militante da causa da pessoa com deficiência.

Paulo Bufalo na Câmara:

Paulo Bufalo quando foi vereador 2001/2004 e 2005 a 2008 foi muito atuante nas questões do Direitos Humanos, em especial da Pessoa com Deficiência. Conheça algumas ações:

- Elaboração de políticas públicas sobre acessibilidade e mobilidade no transporte e inclusão da pessoa com deficiência em Campinas.

- Realização de seminários como: “A pessoa surda e o processo de educação inclusiva”, em conjunto com o CEESD e apoio ao encontro “Nada sobre nós sem nós” organizado por entidades de luta pelos direitos humanos das pessoas com deficiência.

- Criação de uma Comissão Especial de Estudo para analisar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho que apontou iniciativas de políticas públicas ao governo municipal.

Posted in Noticia.