Projeto permite acesso de animais em abrigos que atendem moradores de rua

1[Na foto em visita ao CCZ]

O vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou Projeto de Lei (224/2015) para permitir o acesso de cães e gatos nos abrigos que atendem moradores de rua em Campinas. O PL fala em espaços como abrigos emergenciais, casa de passagem, alberques e centros de serviços – públicos ou privados que mantenham convênio, parceria ou contrato com a Prefeitura. O animal deverá permanecer no espaço durante o mesmo período de estadia do responsável.

A iniciativa busca humanizar o atendimento nos abrigos, tendo em vista, que muitos moradores de rua se recusam a pernoitar nos espaços por não aceitarem os animais. Com o PL esses locais podem oferecer um espaço adequado para cães e gatos. Como as pessoas não querem abandonar seus animais, no inverno, a situação pode agravar a saúde de todos.

Na justificativa do PL, o vereador diz que a amizade leal entre cachorros e moradores de rua já é bem conhecida. “A pessoa em situação de rua sempre divide o pouco que tem com seu animal. Este tipo de amizade pode ensinar muito à nossa sociedade, que normalmente julga as pessoas por seus bens materiais e não pelo o que elas são. Uma vez que um cão cria uma relação com um proprietário, o carinho e a lealdade são inquebráveis”.

Em Curitiba (PR), a Prefeitura montou um canil, junto ao abrigo, para que os moradores de rua levem seus animais e fiquem todos abrigados. No local, os bichos recebem cobertores e ração.

“Nossa expectativa é que a pessoa em situação de rua seja acolhida com mais dignidade e isso vai se refletir na proteção e defesa dos animais”, completa Paulo Bufalo.

Posted in Noticia and tagged , , , , , , , .