Paulo Bufalo incentiva doação de sangue e propõe meia-entrada

2

PL cria Certificado para fidelizar doador

A doação de sangue é simples e segura. Se cada pessoa doasse sangue, pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam capacidade para atender toda a população”, alerta o vereador Paulo Bufalo (PSOL), que esteve no Banco de Sangue do Hospital Mário Gatti com alguns assessores para realizar a doação, em 19/8, após protocolar Projeto de Lei 272/2015, que garante o direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos em Campinas às pessoas que realizarem três doações de sangue, em um período de 12 meses.

O benefício será concedido por meio do Certificado de Doador Fidelizado de Sangue. Para solicitar a emissão do Certificado o doador deve estar cadastrado junto ao Hemocentro e bancos de sangue dos hospitais de Campinas. A validade é de um ano. A renovação do documento será anual e estará condicionada a duas doações no período.

No Brasil, muitos estados e municípios possuem legislações que incentivam a doação de sangue por meio do benefício de desconto no valor do ingresso em eventos artísticos, culturais e esportivos. “O incentivo à doação de sangue é muito importante, uma atitude de solidariedade e também de cidadania e o poder público precisa apresentar políticas públicas para esta concessão”, avalia Paulo Bufalo.

Como doar sangue
Para fazer a doação de sangue procure o Hemocentro ou um hospital credenciado em sua cidade. O doador deve estar em jejum de três horas, tomar café da manhã reforçado e evitar ingerir alimentos gordurosos no dia da doação e bebida alcoólica de 72 horas.

Para saber se a pessoa está apta a doação são realizados vários exames e, em caso de alteração, a pessoa recebe o comunicado em casa. São eles: tipo sanguíneo, sorologia para teste de hepatite B e C, do HIV (vírus da Aids) e HTLV, doença de Chagas e sífilis. O Intervalo entre as doações para as mulheres é de 90 dias, com 03 doações nos últimos 12 meses e para os homens é de 60 dias, com 04 doações nos últimos 12 meses.

Posted in Noticia and tagged , , , , , , , , , , , , .