No 8º Encontro todo mundo entrou na dança

DSCN7397       DSCN7409       DSCN7438

O 8º Encontro do Curso de Pernas pro ar, a vivência “Brincadeiras e danças populares – esta folia que dá dança” botou todo mundo para dançar com a bailarina e arte-educadora, Renata de Oliveira (no destaque), na última quinta-feira, 08/10, no Plenário da Câmara Municipal. O próximo Encontro ocorre dia 16/10 e o encerramento dia 29/10 com a professora cubana, Olga García – local ainda não confirmado.

O grupo aprendeu passos básicos de samba de roda, samba de coco e ciranda – pernambucana e carioca e como surgiram essas danças em cada região. Renata também deu dicas de adaptação e de como aplicar as danças populares no cotidiano da educação infantil. Os participantes brincaram, dançaram e se divertiram “como crianças” disse a bailarina.

Encontros anteriores
No primeiro encontro tratamos do tema “Arte, cultura e infância”, com a pesquisadora e diretora teatral, Tiche Vianna. No segundo o tema foi “SIM à igualdade de gênero – um debate urgente e necessário” com as educadoras Cíntia Patti e Joseane Bufalo. O terceiro debate tratou do tema “25 anos de ECA: avanços e desafios”, com apresentação minha e da coordenadora do Cedecamp e assistente social, Enza Mattar. No 4º encontro, as professoras Márcia Anacleto de Souza e Zilda Farias falaram da falta da aplicação nas escolas das leis 10.639 (Africanidades) e 11.645 (povos indígenas).

O 5º Encontro “Essa ciranda não é só minha: infância e movimentos sociais” teve a presença de Maria Emília de Castro e Fábio Accardo de Freitas. No 6º Encontro o tema “A arte como total possibilidade, o brincar como total necessidade! Transitando entre o AG III e 1º ano” com as convidadas, a professora de educação infantil, Vilma Campos e a professora de 1º ano, Cristina Campos, ambas da Rede Municipal de Campinas. Apresentação da Monotipia e exposição dos desenhos. O acesso à cidade e ao meio ambiente e como a cidade pode ser um espaço educador, com aprendizagens formais e informais, e constituir a personalidade das pessoas foi o tema do 7º Encontro apresentado por Octávio Fonseca Del Passo, Lucas Abeid Pontes e Renata Carvalho na Estação Cultura.

Posted in Noticia and tagged , , , , .