V Congresso PSOL-SP escolhe novo presidente estadual

DSCN7636 DSCN7687

Fotos: Militância do PSOL em votação e Paulo Bufalo, novo presidente estadual, Juninho Jr., vereador de SP Tonnhio Vespoli e deputado federal Ivan Valente.

Encontro ocorreu neste domingo, 18/10, na capital

 

O PSOL do estado de São Paulo realizou o V Congresso Estadual, no último domingo, 18/10, na capital paulista. A militância escolheu o novo presidente estadual do partido, o jornalista e militante do Movimento Negro, Joselício Júnior – conhecido como Juninho Jr., 29 anos. É coordenador do Círculo Palmarino – corrente que atua no Movimento Negro, com sede em Embu das Artes e atua no PSOL e no movimento negro há 15 anos.

O encontro reuniu 360 delegados (as) com teve debates, aprovação de Resoluções e de Teses. Na abertura teve homenagem aos 20 anos de morte do sociólogo Florestan Fernandes, e contou com convidados como o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, do professor da Faculdade de Economia da Unicamp, Plínio de Arruda Sampaio Jr. e da professora da Faculdade de Educação da USP, Lisete Arelaro.

A escolha de Juninho Jr. como presidente estadual, um jovem negro e da periferia, demonstra que o partido não teme o debate e está em busca da interação entre os mais experientes e o novo. “Indica a cara que o PSOL quer mostrar à sociedade, significa um país para todas as pessoas, de inclusão, dos movimentos populares e sem preconceito e discriminação”, ressaltou Bufalo.

O então presidente estadual do PSOL, vereador Paulo Bufalo, destacou o crescimento do partido nas ruas e nos parlamentos e a organização interna no último período. “O partido deu um salto na questão da organização nos municípios, mas precisamos avançar mais e trazer outros lutadores sociais para o PSOL”, avalia. Bufalo esteve presidente de 2011 a 2013 e foi reeleito para o biênio 2013/2014.

As resoluções de São Paulo, assim como de outros estados, serão incorporadas ao Congresso Nacional, que ocorre em 4, 5 e 6 de dezembro, em Brasília.

Posted in Noticia and tagged , , , , , .