Encerramento do Curso “De pernas pro ar” traz experiência cubana

O Curso “De pernas pro ar: a pedagogia a partir da perspectiva da infância” chega a sua etapa final na próxima quinta-feira, dia 29 de outubro, com palestra da pesquisadora, dirigente do Ministério da Educação de Cuba, mestra em educação infantil e conferencista internacionalmente, Olga Franco García.

O Curso promovido pelo Mandato do vereador Paulo Bufalo (PSOL) iniciou em, 09 de junho, com carga horária de 30 horas e contou com apoio do Centro de Defesa de Direitos de crianças e adolescentes de Campinas – Cedecamp e da Câmara Municipal de Campinas.

A professora Olga vai trazer a experiência da educação pública em Cuba, país que erradicou o analfabetismo em 1961. “A função pedagógica deve ser desenvolvida de modo que forneça às crianças, adolescentes e jovens, um ambiente que traga conhecimento diversificado e garanta a formação e o desenvolvimento da personalidade”, afirma em artigo que será apresentado no Encontro.

Já contamos com a participação da professora Olga García em um curso no nosso segundo Mandato, em 2007, ela falou sobre o cotidiano das profissionais em educação infantil em Cuba. Agora vai retratar a situação da educação pública, em Cuba, após mais de meio século de bons resultados, da infância à universidade”, disse Bufalo.

 

Encontros anteriores

O primeiro encontro tratou de arte e cultura na infância, no segundo da igualdade de gênero, o terceiro encontro abordou os 25 anos de ECA, no quarto encontro foram apresentadas práticas pedagógicas sobre relações raciais e da cultura dos povos indígenas e a importância da aplicação nas escolas das leis 10.639 (Africanidades) e 11.645 (povos indígenas), o quinto encontro falou sobre o protagonismo das crianças nas cirandas de roda.

No sexto encontro os participantes conheceram a oficina de Monotipia com exposição dos desenhos e trataram do tema da Pedagogia da Autonomia. O sétimo falou sobre o direito à cidade e ao meio ambiente das crianças e adolescentes. Já o oitavo encontro contou com aula prática sobre danças populares e a penúltima etapa do curso abordou a arte na formação dos docentes.

 

Serviço:

Curso “De pernas pro ar: a pedagogia a partir da perspectiva da infância”

10º Encontro – A atualidade da experiência cubana em educação

Dia: 29 de outubro – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Sede da Guardinha – Av. das Amoreiras, 165 – Parque Itália (Na rua do Hospital Metropolitano próximo à Av. João Jorge).

Posted in Noticia and tagged , , , , , .